Olá amigos, tudo bem?

Neste tutorial vamos aprender como criar um Fórum na sua plataforma.

1. Acesse o "Administrador"

2. Clique na aba "Configurações"

3. Clique em "Menu" > "Fórum"

4. Defina qual será a Visibilidade do Fórum

Caso a visibilidade do Fórum seja definida como Restrita, somente os usuários/alunos cadastrados e logados no seu EAD terão acesso para visualizar e comentar as postagens. Com a visibilidade Pública, qualquer pessoa que acessar seu EAD conseguirá visualizar as mensagens do Fórum, mas para participar e comentar as postagens do fórum é necessário ter um cadastro de usuário.

5. Antes de criar os Fóruns, é necessários criar as Categorias ainda na mesma página ("Administrador" > "Configurações" > "Menu" > "Fórum")

6. Clique no botão "+" para criar uma nova categoria e defina um nome para ela. Clique em "Cadastrar" para salvar

7. Para acessar o Fórum e iniciar a criação dos Tópicos, clique em "Fórum" na barra superior da sua plataforma

8. Você terá a seguinte visão:

9. Para criar um Tópico, clique no botão "+" ou em "Criar Tópico"

10. Preencha as informações solicitadas

Qual assunto quer discutir?: Crie um título para esse tópico.
Selecione a Categoria: Escolha a Categoria do Tópico ou clique no botão "+" para criar uma nova categoria.
Digite sua mensagem: Escreva nesse campo a mensagem que ficará visível para quem acessar o Tópico.
Clique em "Criar" para salvar.

11. O tópico criado aparecerá da seguinte forma:

11. Quando um usuário responde o tópico criado, você recebe uma notificação no ícone de "sino" localizado na barra superior do seu EAD

12. O administrador da plataforma consegue Editar, Curtir e Responder o comentário deixado pelo usuário no tópico

Veja:

• O primeiro ícone grifado é o botão Editar. Dessa forma você consegue alterar o comentário deixado pelo usuário ou excluir definitivamente.
  • O segundo ícone grifado é o botão Curtir.
  • O terceiro ícone grifado é o botão Responder, que você pode utilizar para responder diretamente o comentário deixado por esse usuário.

Dicas!

Para evitar que algum usuário tente publicar Spam em seu EAD, utilize o reCaptcha do Google.
Siga o tutorial a seguir: Como adicionar reCaptcha para prevenir Bot's e Spam's no meu EAD?

Até o próximo post! :)

Encontrou sua resposta?